As principais ferramentas e reparos para levar no pedal.

A bike pode sim deixar na mão, saiba que ferramentas levar em um pedal.

Minha bike quebrou e agora?

Sempre há uma primeira vez para a bike te deixar na mão com alguma peça quebrada ou um pneu furado. Isso é regra sim, por mais cuidado que se tenha, por mais revisões que leve sua bike, imprevistos acontecem e podem te deixar numa furada se não tiver as ferramentas para um pequeno reparo no meio da trilha. 
Já me transformei em Macgiver algumas vezes, arrumando por exemplo, a corrente da bike com um pedaço de arame e um alicate de cortar galhos rs. Mas com as ferramentas certas você não vai passar apuros.

Que ferramentas levar?

Passamos por lugares inóspitos, por vários quilômetros as vezes não vemos ninguém. Por isso é bom sempre estar preparado, há lugares que ainda não pegam celular e não vai ser possível chamar um resgate. Você terá que voltar um belo pedaço a pé, por isso é importante sempre levar consigo algumas ferramentas básicas para pequenos reparos rápidos. Pense em sempre ser autossuficiente, nunca pense que o seu amigo pode ter alguma ferramenta, ou alguém do grupo pode estar mais preparado que você. 

  • Bomba de ar - Os pneus sempre podem murchar, furar ou rasgar. Existem bombas de ar de péssima ou pouca qualidade, as mais baratinhas sempre tendem a falhar. Por isso prefira modelos de mais qualidade, além da durabilidade elas podem inflar seu pneu mais rapidamente com mais precisão.
  • Kit remendo - Ahhhh mas meu pneu não vai furar mais de uma vez... Você já deve ter ouvido essa frase e posso garantir que isso não é verdade. O pneu fura sim e pode ser mais de uma vez. Tenha sempre em mãos um kit remendo,é leve, prático de carregar. O kit remendo deve conter uma lixinha para poder limpar o local do furo, uma cola de reparo, reparos estrela leve pelo menos uns 10. Tente guardar esses itens em um saquinho, tubinho ou caixinha pra ficar mais fácil de transportar.
  • Câmara de ar - Lembre-se das configurações da roda da sua bike, atente-se em comprar o tamanho correto, seja, 26, 27'5 ou 29 para MTB. Eu particularmente prefiro as câmaras de bico grosso, são mais robustas e dificilmente podem te deixar na mão. 
  • Espátulas - Tenha consigo um bom par de espátulas plásticas, alguns pneus só saem do aro com espátulas. Não use nenhum item de metal, além de danificar o aro da sua bike eles podem cortar a câmara de ar inutilizando a mesma.
  • Manchão -  Pode ser que não veja por ai que é necessário levar um manchão, manchão nada mais é que um pequeno pedaço de alguma coisa mais rígida que pode servir para fazer um reparo no pneu da bike. Os pneus, por melhores que sejam, podem rasgar por isso sempre pense que pode ser preciso consertar para voltar pra casa. Você pode fazer um manchão com: pedaço de garrafa pet, caixa de leite, caixa de suco e também existem alguns kits de remendo que vem um pedaço de borracha que é perfeito para esses tipos de reparo. 
  • Canivete multifuncional - Com um canivete multifuncional você terá uma pequena oficina com você. Prefira os canivetes que tem a chave para elos de corrente junto, são uma mão na roda se precisar emendar ou consertar a corrente.
  • Power Link ou Missing Link - Esses itens nada mais são que elos sobressalentes para um reparo na corrente. Esses elos podem te salvar se sua corrente arrebentar durante o pedal combinados com a chave de corrente do canivete multifuncional.

Compartilhe nas redes sociais

© Copyright 2020 Amparo Ride - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por INFRAWEBS