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Podemos falar que se enquadra no ciclismo qualquer atividade que envolva um ser humano e uma bicicleta. Uma atividade que envolve a repetição de um movimento contínuo ( a pedalada) para impulsionar a bicicleta. Considerado um dos esportes mais praticados no mundo, o ciclismo pode ser usado como exercício físico, é um ótimo instrumento para queimar calorias e manter o peso em dia. O ciclismo pode ser também recreativo ou competitivo. Pode ser praticado tanto em ambientes abertos (outdoor) como em ambientes fechados (indoor), por exemplo os treinos de spinning e rolos de treino.
Kirkpatrick Macmillan 1839
O primeiro protótipo de bicicletas foi feito em 1839, pelo ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan. Basicamente era feita por rodas enormes com pedais grudados na parte da frente. Os modelos com sistemas de correntes e catracas foram desenvolvidos em meados de 1880. Modelos superiores com marchas só começaram a surgir na década de 1890, a partir dessa década começou a grande evolução das bicicletas e do ciclismo de forma geral, possibilitando o alcance de maiores velocidades e também que os ciclistas percorresse distâncias maiores. Um fato curioso é que a primeira prova de ciclismo aconteceu antes mesmo da evolução da bicicleta, em 1869, nesse ano ocorreu a primeira maratona ciclística com um percurso entre as cidades de Paris e Rouen, com 123 km. Já em 1890 houve a construção do primeiro velódromo em Paris, na França, tornando os franceses os primeiros do mundo a popularizar e fomentar o ciclismo como uma modalidade esportiva. Em 1891 acontece a primeira grande prova de Audax, ou "Randonneurs", entre Paris e Brest (na França), ida e volta, num total de 1200Kms. A prova é a mais tradicional do ciclismo mundial e não tem caráter competitivo. Os participantes correm contra o tempo, com diversas regras, para chegar ao final em uma longa prova de logística e superação. Atualmente, para poder participar dos 1200Kms, o ciclista deve conseguir realizar num mesmo ano, as provas de 200, 300, 400 e 600Kms, ganhando o chamado "brevet" para realizar o 1200Kms. No Brasil essa prova é realizada desde 2003 com autorização do Audax Club Parisien.
Em 1893 foi criada pelo ciclista Henry Desgranges, uma das provas mais famosas do ciclismo mundial, o Tour de France, ela é considerada a mais famosa do ciclismo de estrada até os dias de hoje. Em 1896, o ciclismo ganhou destaque mundial por ter sido incluído nos Jogos Olímpicos, a primeira prova olímpica de ciclismo foi disputada no mesmo trajeto que a tradicional maratona dos primeiros jogos, um percurso de ida e volta de Atenas até a cidade de Marathon.
Após os primeiros jogos o ciclismo se manteve ausente por 3 edições seguintes, retornando em 1912, em Estocolmo e desde então se mantém ativo no calendário dos jogos olímpicos. Uma curiosidade é que as provas de ciclismo até 1984 só tinham a participação de homens, mas nesse ano, nos jogos de Los Angeles, as mulheres começaram a disputar nas provas individuais de estrada.
No Brasil, acredita-se que a bicicleta tenha desembarcado com os imigrantes europeus no final do século XIX e início do século XX. Existem registros que mostram que já existiam ciclistas no Espírito Santo e em São Paulo em 1895. Logo, as bicicletas ficaram tão populares que também começaram a aparecer os clubes e as primeiras competições. O Velódromo Rio-Grandense, por exemplo, sediou a primeira prova em pista oficial em 1898, mesmo ano em que a Caloi abria as portas em São Paulo. Foi a primeira fábrica de bicicletas inaugurada no país popularizando de vez o ciclismo por aqui. Nos anos seguintes, o ciclismo no Brasil continuou crescendo em popularidade e participação. Em 1904, Antônio Prado Junior foi o primeiro atleta brasileiro a participar de uma competição internacional. Nessa data, o Campeonato Mundial de Velódromo ocorreu em São Paulo, e ele conseguiu a sexta posição. Depois, as competições foram aumentando ainda mais. Nas décadas de 1920 e 1930, foram criadas, respectivamente, a Federação Paulista de Ciclismo e a Federação Gaúcha de Ciclismo e Motociclismo. Já em 1938, ocorreu o primeiro campeonato brasileiro, em Porto Alegre. Nas próximas décadas, o esporte continuou a ganhar espaço, com uma participação cada vez maior do Brasil em competições internacionais, como as Olimpíadas. Além disso, as bicicletas ficaram mais populares, também fazendo parte do dia-a-dia dos brasileiros.
CICLISMO DE ESTRADA
A mais antiga e clássica modalidade do ciclismo, o ciclismo de estrada tem suas provas divididas em duas fases, o contra relógio e a segunda em estradas abertas, normalmente disputado por equipes.
No contra relógio ganha o atleta que percorrer um percurso previamente sinalizado em menor tempo, já nas provas de estrada, que acontecem em ruas ou vias públicas, uma equipe usa uma estratégia definida para para colocar um integrante da equipe como campeão da prova. Essas provas são disputadas usando bikes Speed, são bikes mais leves, com pneus mais finos próprias para andar nas estradas, pois sua aerodinâmica oferecem mais velocidade pois o atrito com o ar e solo é mínimo.
CICLISMO DE PISTA
Realizadas em velódromos ou em pistas oficiais de ciclismo, essa modalidade deve atender às normas da União Ciclística Internacional (UCI). Obrigatoriamente, as pistas de competição devem ser no formato oval. A variação de linhas inclinadas precisa estar entre 36 e 45 graus com extensão de 180 a 500 metros. Nesta categoria existem 6 tipos de provas, a Velocidade Individual, Velocidade por Equipes, Perseguição por Equipes, Omnium, Madison e Keirin.
MOUNTAIN BIKE - O MUNDO DO AMPARO RIDE
Minha modalidade preferida entre todas, essa modalidade tem as subcategorias mais insanas do ciclismo na minha opinião. O MTB se popularizou na década de 60, nos Estados Unidos. As provas tem duração de 1h30 a 2h em média, passando pelos mais diversos obstáculos como, raízes, rock gardens, saltos, entre outros trajetos irregulares em um circuito pré-definido e sinalizado. As bikes dessa categoria tem os pneus mais largos, normalmente amortecedores traseiros e dianteiros, materiais que são mais resistentes aos impactos. As categorias dessa modalidade são Downhill (DH), XCM (Cross Country Maratona ou Trip Trail), XCC (Cross Country Short Track) , XCO (Cross Country Olímpico), Free Ride, 4x (Four Ex), Uphill e o Enduro/All Mountain.
BMX ou BICYCLE MOTOCROSS
BMX é a sigla de Bicycle MotoCross. Esta categoria representa bem o que é o ciclismo, pois nasceu da paixão de jovens pela aventura. Inspirados no motocross, seus criadores imitavam as manobras usando bicicletas em pistas de terra. Assim, chegaram até o BMX. As provas dessa modalidade são realizadas em circuito fechado, com pistas compostas por desníveis, morros e ondulações.
TOUR DE FRANCE
O Tour de France é a mais tradicional e importante prova do ciclismo mundial. Não à toa, é um dos eventos esportivos mais assistidos em todo o planeta.
O Tour de France, ou Volta da França, foi disputado pela primeira vez em 1903. O criador da competição foi o jornalista Henri Desgrange, fundador do Jornal L'Auto (atual L’Equipe). Ele acatou a ideia de Géo Lefèvre, um dos funcionários do veículo de comunicação, que acreditava que a promoção de uma prova de ciclismo poderia aumentar a circulação do jornal. Naquela época, o L’Auto apostou no Tour de France como uma forma de concorrer com os jornais Le Petit Journal e Le Vélo, que patrocinavam as corridas Paris-Brest-Paris e Bordeaux-Paris.
O Tour de France é disputado em 21 etapas durante 23 dias — dois dias são de descanso. Ele conta com a participação de 22 equipes, cada uma com 8 ciclistas. O percurso é alterado a cada edição, mas a chegada acontece sempre na avenida Champs-Élysées, em Paris. O vencedor é o ciclista que fizer o menor tempo na soma entre todas as etapas.
Ao todo, são aproximadamente 3.500 km, distribuídos em etapas consideradas planas, mistas e de montanha. Há chegadas em subidas, além de contra-relógio por equipes e individual.
PARIS-ROUBAIX - INFERNO DO NORTE
A Paris-Roubaix Challenge é a oportunidade que ciclistas amadores têm de desafiar os pavés, e acontece em junho, ano sim, ano não. É possível escolher entre percursos de 120km, 190 km (com todos os trechos de pavé) e os 261 km da prova official. O percurso é duríssimo, muitas vezes chove e os participantes costumam ficar cobertos de lama e sujeira.
Paris-Roubaix costuma ser chamada de “o inferno do norte”, devido às condições frequentemente extenuantes da prova.
A Paris-Roubaix é uma das provas mais antigas do calendário do ciclismo, acontecendo desde 1896. O percurso de bike começa ao norte de Paris e termina no velódromo de Roubaix, quase na fronteira com a Bélgica – os pontos exatos de partida e chegada mudaram ao longo dos anos. A prova é famosa por seu terreno formado pelos famosos pavés, os paralelepípedos das estradas da região – desde 1977, o vencedor da prova recebe também um simbólico paralelepípedo como parte do prêmio.
Os pavés causaram o surgimento de adaptações de quadros, rodas e pneus, que evoluíram para otimizar sua performance no terreno. Mesmo com as mudanças, muitos problemas técnicos aparecem durante a prova, e alguns ciclistas preferem não participar devido às dificuldades enfrentadas.
TOUR DE FLANDERS - RONDE VAN VLAANDEREN
O Tour de Flanders, ou Ronde Van Vlaanderen, como dizem os locais, é a segunda das cinco clássicas Monumento (Milão San-Remo, Tour de Flanders, Paris-Roubaix, Liege-Bastogne-Liege e Il Lombardia). A prova, que foi lançada em 1913 pelo jornalista Karel Van Wijnendaele, é sinônimo de feriado na Bélgica. A
largada é em Antuérpia e a chegada em Oudenaarde. No meio do caminho há 17 subidas curtas (as helligen), porém brutais, além de cinco trechos de paralelepípedos (os kasseien) e muita gente nas margens da estrada. Algumas dessas subidas são lendárias, como Koppenberg, Oude Kwaremont e Paterberg, com 18,2% de inclinação. Vale destacar que a chegada é em Oudennarde desde 2012.
A cidade de Meerbeke, que recebia a chegada do Tour de Flanders desde 1973, foi substituída depois que Oudennarde ofereceu mais incentivos aos organizadores e melhores condições de transmissão de TV do circuito final. Em Oudenaarde, inclusive, existe o Centrum Ronde van Vlaanderen, um museu dedicado à prova.
MILÃO SAN REMO - MILANO SANREMO - A PRIMEIRA DAS CLÁSSICAS
A La Primavera acontece desde 1907, uma das cinco provas de um dia, chamadas clássicas conhecidas por monumentos.
O principal desafio dos ciclistas que disputam a vitória na Milano Sanremo é poupar energia. Com poucas e duras subidas concentradas no final, basicamente a prova mostra duas alternativas de disputa, sprint ou ataques em uma das duas últimas subidas: Cipressa e Poggio di Sanremo.
A estratégia dos velocistas é poupar pernas nas subidas, contar com os gregários para neutralizar ataques e decidir no sprint. Vitórias no sprint em Sanremo consagraram nomes como Mark Cavendish e mesmo Eddy Merckx, o maior vencedor da Milano Sanremo com sete vitórias. Já vitórias precedidas de ataques consistem na estratégia de atacar ou na Cipressa ou no Poggio di Sanremo, e as vezes atacar em ambos os pontos para deixar os adversários para trás. Usualmente alguns ciclistas conseguem escapar nesses trechos e provocam uma perseguição ao final de quase 300km de disputa.
LIÈGE-BASTOGNE-LIÈGE - A DECANA MAIS ANTIGA
A prova mais antiga das monumentos, disputada desde 1892, é a clássica das subidas duras nas serras Ardenas. Com cerca de 260km, é a clássica que permite destaque para ciclistas que também disputam a classificação geral de grandes voltas. A primeira edição era voltada para amadores e aconteceu em 1892.
Em 1894 teve início a primeira edição voltada para os profissionais quando Leon Houa (que também venceu a edição 1892 como amador) obteve a vitória. Ela acontece na região das Ardenas na Bélgica, largando de Liège, seguindo até Bastogne e retornando à cidade de partida.
GIRO DE LOMBARDIA - II LOMBARDIA - A CLÁSSICA DAS FOLHAS CAÍDAS
É uma corrida de um dia, disputada na região de Lombardia, na Itália, tradicionalmente no mês de outubro. É conhecida como A clássica das folhas caídas em referência à estação outonal. Em seus inícios disputava-se nos primeiros dias de novembro, mas finais da década de 1920 começou-se a correr nos últimos dias mês de outubro e posteriormente foi-se adiantando a data até meados de mês.
Em 2012 disputou-se no final de setembro dando passo ao Tour de Pequim como última prova da máxima categoria, mas retornou a outubro os dois últimos anos, se disputando no primeiro domingo do mês.
Era a última prova da extinta Copa do Mundo de ciclismo (1989-2004); desde 2005 até 2007 foi do UCI Pro Tour e a partir do 2009 do UCI World Calendar posteriormente chamado UCI World Tour. Em 2011 a corrida foi renomeada por Il Lombardía, depois de ter sido historicamente chamada oficialmente Giro di Lombardia.
GIRO D’ITALIA
O primeiro Giro de Itália começou a 13 de maio de 1909 em Milão com um total de 8 etapas e 2 448 quilómetros. É uma competição ciclistica por etapas de três semanas de duração, disputada no mês de maio na Itália com um percurso diferente a cada ano. Em ocasiões também se disputa alguma etapa nos países vizinhos.
É uma das três Grandes Voltas, a segunda em aparecer historicamente. Deixou de fazer parte do UCI ProTour, como as outras duas grandes voltas, para posteriormente se integrar no UCI World Ranking e UCI WorldTour. Desde 1988 existe um Giro de Itália Feminino, sendo das poucas corridas femininas a mais de uma semana junto à Grande Boucle e o Tour de l'Aude Feminino (estas já desaparecidas), ainda que sem relação com a de homens.
LA VUELTA - VOLTA DA ESPANHA
A Volta da Espanha foi disputada pela primeira vez em 1935. Naquela época a prova sofreu duras críticas tendo com argumento principal que as distâncias percorridas seriam desumanas. Desde a sua criação, teve quatro grandes pausas, de 1937 até 1940 devido à Guerra Civil, de 1943 até 1944 devido à Segunda Guerra Mundial e à má situação económica da Espanha, em 1949 e de 1951 até 1954.
É a última e mais jovem das conhecidas "grandes voltas" do ciclismo, junto ao Tour de France e a Giro d'Italia. Como o próprio nome diz, a Volta a Espanha é uma competição que acontece em torno do território espanhol. Ao todo são 21 etapas.