Algumas dicas legais pra galera que está começando a se aventurar

DICAS PARA INICIANTES

Quer começar? 
Tem medo ou dúvidas?
Separei algumas dicas bem legais para você...

AMPARO RIDE DICAS

Abaixo abordamos algumas das principais dúvidas dos inciantes, atente-se para o fato de que a prática leva a perfeição, sempre pedale com amigos ou grupo, observe, faça questão de aprender a consertar sua bike, como colar um pneu, trocar um elo de corrente, seja autossuficiente, nem sempre você pode ter ao seu lado uma pessoa que conseguirá te ajudar. Algumas coisas você conseguirá e aprenderá somente com o tempo e prática no pedal, antes disso seja prudente. Algumas dessas dicas podem te ajudar a começar bem. 

DICAS LEGAIS PARA COMEÇAR
BEM NO MUNDO DO MTB

Não se aventure se ainda não tem a técnica ou experiência para fazer determinadas manobras ou transpor obstáculos. Até os mais experientes se machucam, tenha sempre prudência e saiba seus limites.

Leve sempre com você alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e carboidratos para te dar energia para que complete seu pedal, barras de cereal, paçoquinhas, bisnaguinhas, carb-ups são ótimos exemplos do que levar, lembre-se sempre de ingerir água para não ficar desidratado, beba água mesmo sem sede durante os pedais, em poucas quantidades mas rotineiramente.

Tenha sempre com você pelo menos uma câmara de ar reserva, uma boa bomba de mão, remendos e reparos para se o pneu furar e um bom alicate multiferramenta, com esses itens vai conseguir se livrar bem de uma enrascada se a bike quebrar.

Pedalar é uma delicia, mas não é confortável, se estiver usando roupas inadequadas então pode ter certeza que vai sofrer, infelizmente, todos nós já passamos por grandes dificuldades nos pedais, e as roupas são grande problema ao iniciar. Use roupas especificas para o MTB, blubas com bolsos nas costas, uma boa bermuda ou bretelle com forro, capacetes, luvas, uma sapatilha ou um bom tênis.

Muitos problemas podem ser evitados com a revisão rotineira da bike, sempre que chegar de um pedal, lave sua bike, lubrifique as correntes com liquido próprio, não vá usar WD-40 rsrs, confira os freios, pneus, pedais e corrente, veja se tudo está em ordem para o próximo pedal, lembre-se que a bike é a sua fiel escudeira, mantenha ela em ordem e ela nunca te deixará na mão.

Apesar de muita gente mal educada no trânsito não é legal passar uma imagem de que o ciclista também é, por isso, seja cordial, paciente, respeite pedestres e outros veículos, não entre em brigas desnecessárias.

O uso dos EPI's é muito importante, evita que você se machuque seriamente em uma queda, o capacete e as luvas protegem sim e são itens obrigatórios nos nossos pedais. Já me salvei e vi muitos se salvarem por estarem usando capacete e luvas.

Apesar de muita gente fazer, andar na contramão é errado e pode causar um belo acidente. Estamos em um veículo, mesmo que não seja automotor você deve seguir as regras de trânsito para evitar acidentes. Mantenha-se na direita em qualquer via, sinalize, seja cordial sempre...

Muitas vezes produzimos lixo durante o pedal, papel de bala, paçoquinha, uma barra de cereal, carb-up, enfim, reserve um espaço na sua camisa, ou mochila para levar o lixo embora, não suje as trilhas.

A não ser que esteja a pé nunca ande em uma calçada, elas são para pedestres e você montado na bike não é pedestre, é ciclista. Você pode atropelar uma criança, um idoso e pode acontecer uma tragédia. Seja prudente e responsável.

MAIS DICAS

Quanto mais dica melhor, esse canal do youtube é muito bom, o nome é Pedaleria, canal criado por Edu Capivara, referência do bike trial e ajudou a implantar o esporte no Brasil nos anos 80. O canal conta com mais de 500 vídeos publicados com um conteúdo muito bacana que vale a pena ver!


Siga o pedaleria no Youtube

© Copyright 2020 Amparo Ride - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por INFRAWEBS