QUER EVOLUIR?

Algumas dessas dicas podem te ajudar e muito a melhorar seu pedal. 

Evoluir no pedal não é fácil, é um aprendizado constante e que nunca acaba.

Dicas para evoluir no MTB

Você pode sim enfrentar todo tipo de terreno e é mais simples do que parece.

Quem pedala sabe, se você não pedala ainda e quer começar vai descobrir o quão divertido pode ser. Passar por obstáculos, subir montanhas, trechos mais difíceis passar por riachos, pegar trilhas com singles, raízes, rock gardens. Pode ser incrível mas, pra quem não tem costume ou ainda tem certo receio pode ser aterrorizante. Tentei trazer aqui algumas dicas que uso pra mim, eu também tenho certo receio de transpor alguns lugares mas consigo, na maioria das vezes ir muito bem e todo tipo de terreno. Acredito que essas dicas podem facilitar sua vida, você sendo um biker inexperiente, que ainda está começando a se aventurar nesses lugares ou até mesmo um biker mais avançado, que já está acostumado com esses tipos de lugares. Como eu disse o MTB é um mundo onde você está sempre aprendendo e trocando experiências.

1

Faça com que a sua bike seja uma extensão do seu corpo. 

É difícil, principalmente em trechos mais técnicos, mas com prática e treino você consegue se soltar mais e deixar a bike andar. Deixe o corpo ficar solto em cima da bike, use suas articulações como amortecedores, não há nada melhor que elas para ajudar absorver os impactos, os obstáculos serão vencidos com muito mais facilidade. 
2

Velocidade.

Sua bike só anda se tiver o impulso correto, deixe a bike andar, quando for passar por trechos mais técnicos avalie manter a velocidade ou até mesmo dar uma acelerada, fica mais fácil passar mais rápido do que frear, evite segurar a bike demais pois isso pode derrubar você.
3

Posicionamento.

Pedalar em trilhas pode ser muito difícil se você não souber se posicionar adequadamente, dificilmente conseguirá vencer uma subida difícil ou descida mais técnica se você não entender que precisa mudar o centro de gravidade da bike, lembre-se a bike é uma extensão do seu corpo. Em subidas sente mais pra frente do banco, incline o corpo pra frente mas mantenha seu corpo posicionado de forma que exerça pressão sob a roda traseira para obter tração. Quando for descer, deixe seu corpo solto, flexione os membros, não pilote na defensiva, mantenha uma posição de ataque para que consiga obter o melhor desempenho que a sua bike pode oferecer. 
4

Saiba frear.

Praticamente toda bike de MTB tem freios muito bons, isso pode ser um problema se você quiser, por algum motivo, frear com tudo. Ao entrar numa curva, avalie frear antes, antecipe, não deixe para diminuir a velocidade quando já tiver entrado na trajetória da curva, você pode se perder, se apavorar e aí está o problema. Cadencie entre freio traseiro e dianteiro. Lembre-se que freio dianteiro para a bike de fato, o traseiro serve para direcionamento, ajuda a parar a bike mas se usar só ele com certeza sua roda vai derrapar ou você não conseguirá parar a tempo, antes de uma queda. 
5

O câmbio é seu amigo.

Treine os movimentos até que eles fiquem automáticos, antecipe as trocas de marcha, evite tracionar trocando marcha quando já está subindo o morro. Alivie a tensão dos pedais nas trocas de marcha para que elas se tornem mais suaves. Aprenda cada um dos botões até que fique claro quais deixam sua marcha mais “pesada” e quais deixam sua marcha mais “leve”. Mantenha o ritmo, cada terreno exige uma marcha diferente, treine até que consiga antecipar seus movimentos e as trocas de marcha.
6

Hardtail ou Full Suspension.

A suspensão da sua bike pode te ajudar e muito, sabendo usar de forma positiva ela te ajuda a saltar pequenos obstáculos e amortecer os impactos das trilhas no seu corpo.
Existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar usando a sua suspensão:
 - Trave ela em subidas ou em trechos de reta que sejam nivelados, isso vai ajudar com que mantenha um movimento contínuo sem que se mexa muito  em cima da bike.
 - Nas descidas sempre deixe ela solta, para ajudar na absorção dos impactos.
 - Existe um movimento que você pode fazer que é o “Pump”, você empurra a suspa pra baixo e usa o retorno dela para fazer o Bunny Hop, que é um movimento de salto com a bike. Em bikes full suspension é ainda mais fácil esse movimento.

7

Sua bike vai para onde você olha.

Sua bike vai sempre para onde você olhar, isso pode ser inclusive considerado como uma regra. Nunca olhe somente para a roda da bike, olhe para frente, observe o terreno o mais longe que conseguir. Use a visão periférica para ficar atento à sua volta, mas mantenha os olhos sempre observando o mais longe que conseguir.
8

Sempre aprenda e busque se aperfeiçoar.

Aprenda você mesmo como consertar sua bike, você pode precisar consertar ela no meio da trilha e se não souber, vai ficar na mão. Hoje em dia é muito fácil aprender, existem cursos, milhares de vídeos no youtube, sites com textos e manuais. O Amparo Ride mesmo já fez dois Workshops onde muita gente aprendeu muita coisa. Se você quiser com certeza você aprenderá.

Sigo o seguinte pensamento e acredito que ele pode ajudar você também:
Se eu quero eu posso, se eu posso eu faço.

Lembre-se também de levar suprimentos de nutrição e hidratação, é melhor você ter água demais e sobrar do que ela faltar. Algumas ferramentas básicas como alicate multi ferramenta com chave para soltar corrente, bomba de ar, kit remendo (espátulas, lixa, remendo e cola), câmara de ar reserva, um powerlink. Sua bike pode quebrar na trilha e te deixar à pé se não tiver itens para consertos rápidos. 

Sempre busque se aperfeiçoar e aprender mais, isso vai deixar você mais seguro e fazer com que aproveite mais os pedais. 
Espero que algumas dessas dicas ajudem você a evoluir, pra cima sempre galera, bora girar!!!!


Compartilhe essa página

Pra cima sempre, bora girar!

© Copyright 2020 Amparo Ride - Todos os diretos reservados - Desenvolvido por BLACKDOG.DEV