O FRIO CHEGOU COM TUDO!

Como vou conseguir pedalar com esse frio?
Dá pra pedalar sim, vem comigo que tenho umas dicas legais pra você!

O frio é o que mais espanta ciclista nessa época do ano.

No frio é tudo mais difícil, sair para pedalar e se divertir se torna uma tarefa dura demais, muita gente nem tenta. Resolvi escrever esse texto pra tentar te motivar e te ajudar a não parar mesmo no frio. Claro que, como sempre, tudo depende da sua vontade de evoluir e se superar, mesmo no frio!

Veja alguma dicas legais pra você superar o frio em suas pedaladas.

Agora com a chegada do frio sempre é bom ver as dicas para podermos nos proteger e continuar pedalando e aproveitando os roles…
Vou tentar trazer aqui algumas dicas pra você se proteger melhor do frio nos pedais e continuar seus treinos e sua evolução na bike. 

1

CAMADAS DE PROTEÇÃO.

Alguns especialistas dizem que o ideal é ter até 3 camadas de proteção para o frio. Se proteger dessa forma é um dos principais segredos para controlar a temperatura do seu corpo.
CAMADA INTERNA: normalmente é feita de um tecido leve, de fácil respiração, que podem ser classificados como segunda pele.
CAMADA INTERMEDIÁRIA: É a camisa que você já usa de bike, a jersey com os bolsos nas costas.
CAMADA EXTERNA: Pode ser tanto um corta-vento como jaquetas em tecidos leves próprios para exercício.
Se atente sempre em usar roupas específicas para o ciclismo, pois elas são feitas para secar mais rapidamente, mantendo a umidade baixa e longe do seu corpo. Opte por modelos compactos, pois se precisar carregar com você, você consegue dobrar bem pequeno e guardar no bolso da camisa, por exemplo.
2

SEGUNDA PELE OU CAMADA INTERNA

Existem diversos modelos para serem utilizados como camada interna, esses modelos geralmente ficam por baixo da camisa de ciclismo e não são retirados, assim você consegue controlar a temperatura com as camadas acima dessa interna.
Opte por modelos de mais qualidade, que consigam manter o calor e ao mesmo tempo expulsem umidade, evite tecidos que retenham suor ou fiquem ensopados pois isso faz seu corpo esfriar o que não é desejável em climas frios.
Ela pode ser um grande diferencial, por isso, se for possível não economize.
3

MANTER PARTES ESPECÍFICAS DO CORPO AQUECIDAS É MUITO IMPORTANTE.

No frio é muito comum o aparecimento de dores nas articulações, por isso é importante citar alguns itens que podem proteger partes específicas do corpo como:
1 - Balaclavas, gorros e bandanas - Ajudam a proteger a cabeça e pescoço, partes mais sensíveis que costumam perder mais calor durante o pedal.
2 - Luvas de dedos compridos - Além de proteger melhor em caso de quedas, elas ajudam muito a evitar que a sua mão “congele” ficando mais difícil por exemplo acionar os freios. Opte por modelos específicos para bike, pois elas são projetadas para esse fim, além do acolchoamento e proteção ideal para o pedal.
3 - Manguitos - Protegem os braços e cotovelos
4 - Pernitos - Protegem pernas e joelhos
5 - Botinhas - Protegem os pés por cima do tênis e sapatilhas
4

REORGANIZE-SE.

Pense em reorganizar a forma como leva suas coisas pro pedal, como ferramentas, câmaras de ar, remendos, bombas, comida, água. Pensem em uma boa bolsa de selim ou então um porta ferramenta que se encaixa no suporte de caramanhola (garrafinha).
Assim você consegue liberar espaço no bolso da camisa por exemplo para levar ou retirar roupas que você usou ou vai usar durante o pedal. Além de ganhar espaço para levar mais comida, pois isso nunca é demais.
5

ALIMENTE-SE MUITO BEM.

No frio, além da energia que você gasta para pedalar, seu corpo consome muito mais calorias para se manter aquecido. Por isso é tão importante comer corretamente durante o pedal. Ninguém quer quebrar por falta de alimentação no pedal, muita gente nem sabe que é importante comer para repor calorias e energias. Outro fator desconhecido por muitos é que a combinação do frio e a falta de alimentação durante o pedal pode aumentar as chances de você sofrer uma baixa no sistema imunológico.
A alimentação tende a variar de ciclista para ciclista, uma regra básica adotada por vários especialistas é ingerir algum alimento a cada meia hora de atividade, se o pedal for mais longo do que duas horas e se a intensidade for elevada.
Você pode optar por barras de cereal, castanhas ou outras fontes de gorduras boas. carboidratos como géis entre outros, lembre-se que se alimentar bem não é se empanturrar de comida hein?
6

NÃO É PORQUE ESTÁ FRIO QUE VOCÊ NÃO PRECISA TOMAR ÁGUA.

Normalmente quando o tempo está mais frio a tendência é que tomemos menos água, mas não deixe de ingerir líquidos durante o pedal, um tempo seco e frio pode ser tão perigoso ou mais que um tempo excessivamente quente. Beba bastante água durante o seu pedal, hidrate-se constantemente.
7

EVITE SUAR DEMAIS DURANTE O EXERCÍCIO.

Ficar molhado demais em um exercício no frio pode ser muito ruim, seu rendimento pode cair drasticamente. Por isso, se começar a sentir que está suando, experimente abrir um pouco o corta-vento ou a jersey, baixe ou retire os manguitos e pernitos, mesmo que sinta um pouco de frio mas evite ficar encharcado, melhor sentir um pouco de frio e conseguir se aquecer depois do que ficar molhado e não conseguir se aquecer mais.
8

AQUECIMENTO É LEGAL.

Se vai pegar um pedal muito pesado, ou fazer um treino específico uma boa pedida é o aquecimento antes de sair aumentando a intensidade de cara. No frio as chances de lesões são bem maiores pois o corpo precisa se acostumar com a condição em que está exposto. Existem diversos tipos de aquecimentos que podem ser feitos, no geral a dica é, comece devagar e aumente aos poucos a intensidade até que fique moderada. Aumente a rotação das pernas e faça alguns tiros curtos em altas rotações e finalize com algumas acelerações em alta potência e finalize, normalmente esse processo de aquecimento leva de 15 a 20 minutos. Isso varia de ciclista para ciclista, você precisa achar seu ponto ideal, para isso converse ou faça uma consulta com algum treinador, é uma boa pedida!


Espero que algumas dessas dicas ajude a você não parar de pedalar no frio. Pois quem pedala sabe, se parar, quando voltar, vai ser como se nunca tivesse ido, sua evolução vai para o espaço. 

Boas pedaladas à todos! Pra cima sempre, bora girar!!!


Compartilhe essa página

Pra cima sempre, bora girar!

© Copyright 2020 Amparo Ride - Todos os diretos reservados - Desenvolvido por BLACKDOG.DEV